Novembro Azul: alerta para saúde do homem!

Novembro Azul é um movimento mundial que tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, neoplasia sendo o segundo mais comum entre os homens e que esse ano deve ter mais de 65 mil novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos, podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma lenta, demorando a aparecer os sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Fique atento a sintomas como:
– Piora da força do jato urinário;
– Dificuldade para urinar;
– Necessidade de urinar muitas vezes em um curto espaço de tempo;
– Acordar a noite para urinar;
– Sangramento e uma certa obstrução do canal.

Também há fatores que podem acentuar o risco de ter câncer de próstata, como:
– A idade é um fator de risco importante;
– Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias;
– Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado;
– Exposições a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Por isso, a campanha Novembro Azul é essencial, pois assim há a conscientização sobre a doença e incentivo aos exames e diagnósticos precoces. Sendo assim, mantenha as suas consulta em dia, com exames anuais e acompanhamento de especialistas.

Agende seu horário conosco pelo telefone e whatsapp (51) 3191-7990.

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *