Quais são as consequências da falta de vacinação?

Alguma vez você já se perguntou sobre as doenças que antes matavam dezenas de pessoas e hoje são consideradas raras praticamente erradicadas?

Verdade que a disseminação de muitas doenças diminuiu muito devido aos hábitos higiênicos adquiridos pela sociedade. Contudo, há doenças que somente com o tratamento adequado nosso corpo é capaz de combater.

Você sabia que os bebês recém-nascidos são imunes a muitas doenças? Isso porque eles têm anticorpos que receberam de suas mães. No entanto, essa imunidade desaparece durante o primeiro ano de vida!

Isso nos faz perceber o quão importante é proteger e incentivar o sistema imunológico de uma criança, pois ele está “despreparado” para combater várias doenças. A vacina tem consiste em aplicar no organismo uma versão inofensiva de determinado agente contaminante, para que os anticorpos saibam combater a ameaça, no caso, o vírus.

É como deixar uma criança aprender a nadar em uma piscina rasa, inofensiva, para que ao encarar uma piscina funda, realmente perigosa, ela saiba o que fazer. Nesse caso, a piscina rasa é a vacina. Em outras palavras, as vacinas não oferecem risco à saúde e são fundamentais para o desenvolvimento saudável do bebê.

O papel da vacina é fundamental no controle e inclusive na erradicação de doenças. Um exemplo é o sarampo, uma doença que em meados dos anos 80 chegou a alcançar o título de segunda causa mais frequente de doença infecciosa em crianças e, hoje em dia, quase não se houve falar.

É importante lembrar que os pais e responsáveis são os detentores da responsabilidade de providenciar que todas as vacinas sejam aplicadas de acordo com o calendário de vacinação distribuído pelo Ministério da Saúde.

Na Valiere Vacinas dispomos de vacinas para o seu filho e para toda a sua família.

E o melhor com o método indolor!

Você bem tratado.

Sua saúde bem atendida.

Agende o seu horário pelo telefone (51) 3191-7990.

Rua dos Ferroviários, 215 – loja 18 – Centro – Esteio.

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *