Você amamenta, mas o bebê chora?

Você amamenta o seu filho, mas mesmo assim ele continua chorando? Isso pode ser um sinal de pega incorreta.

Apesar de ser um momento único entre a mãe e o bebê, nem sempre é fácil. Quando o bebê não consegue realizar a sucção de forma correta, ele acaba tendo uma menor ingestão do leite. Para que isso não ocorra, a pega é essencial e algumas orientações podem ajudar neste momento.

* Posição: o bebê deve ter o corpo voltado ao da mãe, barriga com barriga, a cabeça na altura do seio e mais elevada que o bumbum, lábios bem para fora, como queixo próximo da mama, o bebê deve abocanhar o máximo da aréola que ele conseguir.

* Hidratação: sempre que possível deixe uma garrafa de água próxima a você quando for dar de mamar. Durante este momento a mãe sente muita sede, isso ocorre porque o corpo precisa repor o líquido que perde durante a amamentação. É importante, também, manter uma hidratação adequada durante o dia. 

* Produção do Leite: para uma produção adequada beba água, alimente-se de forma saudável, descanse nos intervalos das mamadas e, caso a produção esteja baixa, coloque o bebê para mamar mais vezes, pois a sucção faz liberar ocitocina (responsável por aumentar a produção).

* Alta Produção de Leite: caso haja produção excessiva, você pode retirar e estocar leite para os momentos em que você não puder amamentar. Para armazenar é preciso um pote de vidro com tampa de plástico, esterilizado em água fervente por 15 minutos. A validade é de 12 horas na geladeira e 15 dias no congelador. Também há a opção de doar.

Cuide! O excesso de leite pode empedrar e resultar em mastite (inflamação na mama).

Tem dúvida? Quer saber um pouco mais? Deixe aqui nos comentários.

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *