Agosto Dourado é o mês para falarmos sobre o aleitamento materno. Uma fase extremamente importante tanto para a mãe quanto para o recém nascido.
O período entre gravidez, seis meses da amamentação exclusiva e a fase da alimentação complementar até os 2 anos de vida é tido como uma etapa crítica para a promoção da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.
Pesquisas demonstram que períodos mais longos de amamentação estão associados a um menor risco de sobrepeso, obesidade, diabetes e melhor perfomance em teste de inteligência. A amamentação também leva a proteção de alergias e infecções através dos anticorpos maternos, diminuindo a quantidade de otites e diarreias, facilita desenvolvimento dos ossos da face facilitando fala e dentição.
Além de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, a amamentação é mais prática e econômica e auxilia no retorno do peso normal da mãe e na redução das chances dela desenvolver hipertensão arterial, câncer de mama e ovário.
A amamentação não é só essencial para a criança, mas também para a mãe. O aleitamento materno não é só um ato de amor, mas também de proteção.
Compartilhe esse conteúdo: