A cardiologia é a especialidade médica responsável por cuidar do sistema cardiovascular. O especialista que atua nessa área trata das doenças que estão relacionadas ao coração e ao sistema circulatório como um todo.

A especialidade teve progressos de modo significativo nas últimas décadas, principalmente pelo desenvolvimento de novas tecnologias, tanto diagnósticas como terapêuticas. Em termos epidemiológicos, as doenças cardiovasculares atingem em particular indivíduos com fatores de risco como a hipertensão arterial, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, entre outros fatores, como a genética familiar.

As manifestações das doenças cardiovasculares podem provocar falta de ar, dor no peito, palpitações e em determinados casos, se não tratadas adequadamente e em tempo hábil, podem tornar-se irreversíveis.

A prevenção é a melhor maneira de evitar problemas cardiovasculares, como cultivar hábitos de vida saudáveis e revisões regulares a partir dos 40 anos.

Portanto, consultar um médico cardiologista regularmente é essencial para uma boa saúde. Conheça e saiba como prevenir as principais doenças cardiológicas.

As consultas cardiológicas têm como finalidade a identificação de fatores de risco cardiovascular, o diagnóstico e o tratamento de enfermidades relacionadas ao coração.

As principais enfermidades cardiológicas no mundo ocidental são a aterosclerose, doença coronariana e hipertensão arterial, que podem provocar angina pectoris, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e arritmias.

Tratamentos mais comuns

Para garantir a segurança da cirurgia plástica, os exames devem ser realizados com três meses de antecedência da cirurgia plástica. Portanto, consultar o seu médico cirurgião plástico é essencial.

EXAMES PRÉ-OPERATÓRIOS

DOENÇAS

TIPOS DE CIRURGIAS

Dr. Fernando Suparregui Dias

Cardiologista
CRM: 8856 | RQE: 37589

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (1977), onde foi professor
Especialização em Cardiologia (1979).
Especialização em Terapia Intensiva (1985) 

Chefe da UTI Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas da PUC
Especialização em Medicina Intensiva (2002).
Doutorado em Biologia Celular e Molecular (2007).

“A prevenção e identificação de alterações cardiológicas precocemente, aumentam as possibilidades de uma vida saudável”