Dia Mundial da Prevenção e do Controle à Hipertensão

Gostou? Compartilhe!
Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Outras postagens:

Dia Mundial de Prevenção e Combate à Hipertensão.

Uma doença que ocorre quando a pressão do sangue acontece de forma intensa, sendo capaz de provocar danos na sua estrutura. A pressão arterial é medida através de aparelhos como o tensiômetro ou esfigmomanômetro e pode ter uma variação. Para algumas pessoas ter uma pressão abaixo de 12/8, como, por exemplo, 10/6, é normal. Já valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e/ou 9 (mínima) são considerados como hipertensão para todo mundo.

Principais Causas:

Algumas situações podem agravar o quadro e/ou serem uma das principais causas como obesidade, histórico familiar, estresse, envelhecimento. Fique atento: o excesso de peso e a obesidade podem acelerar até 10 anos o aparecimento da doença. Assim como, o consumo exagerado de sal, associados a maus hábitos alimentares, também, colaboram para o surgimento da hipertensão.

Alerta!
Sintomas como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alteração na pressão.

Prevenção e controle:
– Manter o peso adequado;
– Ter hábitos alimentares saudáveis;
– Não abusar do sal;
– Praticar atividade física regularmente;
– Não fumar;
– Moderar no consumo de álcool.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico:
A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. O tratamento pode ou não utilizar medicamentos, mas é imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, como mudança de hábitos alimentares, praticar atividades físicas regularmente, entre outros.

A hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a medida regular da pressão arterial e o acompanhamento do médico.